Arquitetos e Administradores de TI são profissionais essenciais para a escalabilidade de uma empresa, por isso é importante entender as suas atribuições e responsabilidades.
Diante da necessidade de agilizar e escalonar os seus negócios, as empresas acabam descobrindo que setor de tecnologia é um grande diferencial estratégico e se lançam na missão de fortalecer esta área. Acontece que a tecnologia ainda é território desconhecido de muitos, e montar as equipes é um desafio. Então, é necessário saber as atribuições dos profissionais de TI e, do mesmo modo, entender como esses papéis são fundamental no processo de aceleração das empresas.
Dessa forma, listamos abaixo as principais as atribuições dos profissionais de TI:
Arquitetos de TI
Responsáveis por desenhar arquiteturas de TI baseado nos requisitos do negócio. Existem tipos diferente de Arquitetos de Tecnologia:
- Arquitetos de Sistemas – Trabalha com líderes de negócio e especialistas para criar uma Arquitetura de TI abrangente para dar suporte aos objetivos da empresa, da mesma forma que traduz requisitos de negócio em decisões de tecnologia.
- Arquitetos de Aplicação – Cria aplicações, interfaces e softwares de serviços. Ele também faz a comunicação entre os desenvolvedores de softwares e os designers de softwares, além de prestar consultoria para equipes técnicas, ajudando no design das aplicações. Traduz os requisitos de negócio em funcionalidades de software.
- Arquitetos de Storage (Armazenamento) – Planeja e cria infraestruturas de arquitetura de armazenamento de dados. Traduz requisitos de software em decisões de estratégia de armazenamento.
- Arquitetos de Redes – Define e avalia a arquitetura de rede de uma empresa. Traduz requisitos de negócio e de segurança em decisões de estratégia de segmentação e arquitetura de rede.
- Arquitetos de Segurança – Define os requisitos de segurança que o ambiente de TI irá precisar. Planeja, encontra e cria elementos de segurança e delega para desenvolvedores de aplicações e para os times técnicos a criação e a implementação de features de segurança. Fonte muitas vezes autônoma de requisitos de segurança para os demais times.
Administradores de Sistemas
Responsáveis por instalar, reparar e manter hardwares; instalar e prestar suporte a sistemas e aplicações; monitorar a performance e tráfego para garantir que o ambiente de TI esteja saudável; gerenciar e revisar arquivos de log; responder as interrupções de serviço; gerenciar e manter arquivos de sistemas; realizar backups e recuperação de servidores físicos e virtuais; e gerenciar usuários e controle de acesso.
Administradores de Aplicações
Mantêm as aplicações de uma organização ativas e funcionando. Responsáveis por instalar, atualizar e adaptar as aplicações, além de diagnosticar e resolver os problemas de aplicações internas e de terceiros. Por isso, trabalham próximos à equipe de desenvolvimento e ao time de vendedores, para alinhar e resolver problemas da aplicação bem como colaboram com equipes de infraestrutura para integrar a aplicação ao ambiente de tecnologia. Gerenciam a documentação da aplicação e também configuram e analisam os logs da aplicação.
Administradores de Banco de Dados
Projetam, instalam e mantêm os bancos de dados no ambiente de TI, além de estabelecerem procedimentos e políticas de acordo com as definições de segurança. Responsáveis por treinar funcionários e usuários do gerenciador de banco de dados. Planejam e instalam novos banco de dados da aplicação ou fazem alterações nos BD que já existem. Mantêm e organizam os dados e metadados e quem tem permissão para acessar, modificar e apagar determinados dados.
Administradores de Rede
Projetam, instalam, configuram e mantém redes LAN e WAN e os segmentos do sistema de rede bem como são os responsáveis por instalar e manter switches, redes virtuais privadas e roteadores conforme as necessidades do projeto de rede da empresa.
Administradores de Storage
São responsáveis por gerenciar os sistemas de armazenamento no ambiente de TI. Instalam, configuram e realocam o sistema de armazenamento da mesma forma que realizam testes para manter a viabilidade, performance e configurações dos sistemas, com teste de integração e teste de stress. Realizam atividades de backups e recuperação e monitoram o ambiente para garantir a capacidade e performance do armazenamento. Trabalham com os administradores de aplicações para prover suporte em potenciais problemas de armazenamento.
Administradores de Segurança
São os profissionais que instalam, configuram, gerenciam e monitoram as soluções de segurança de uma aplicação. Analisam os requisitos e implementam as políticas de segurança de TI que protegem o ambiente de tecnologia. Defender contra acessos não autorizados, modificações ou destruição de dados. Monitoram o tráfego nas redes e no ambiente de TI contra qualquer atividade incomum e, simultaneamente, usam ferramentas de segurança da informação como firewalls e softwares de antivírus. Realizam testes de vulnerabilidade e invasão. Conduzem auditorias de segurança, gerenciando e fazendo cumprir as normas, diretrizes e políticas estabelecidas.
Parceiros Estratégicos
Nesse artigo, abordamos as principais atribuições dos profissionais de TI, ainda mais se o setor de tecnologia deseja ser uma área que ajude no crescimento da empresa. Para simplificar a gestão destes times, é primordial contar com o auxílio de parceiros estratégicos que atendam as grandes demandas de serviços e por especialistas.
Aqui na InterOp, somos profissionais com profundo conhecimento tecnológico nas mais variadas áreas de atuação da TI. Há 29 anos, entregamos serviços em tecnologia da informação, para empresas de todos os tamanhos e setores. Focamos em implantar e integrar soluções e somos especialistas em monitorar, sustentar e evoluir a TI de nossos clientes. Com times de especialistas em diversas tecnologias, acompanhamos as mudanças do mercado e nos antecipamos às novas soluções todos os dias.
Thomaz Mor15.09.2022
Fonte: https://www.interop.com.br/blog/atribuicoes-dos-profissionais-de-ti/